quinta-feira

Primeiro carro movido 100% a energia solar


A empresa israelense acaba de criar o primeiro carro movido 100% a energia solar. O carro foi apresentado em uma feira tecnológica em Israel e causou grande entusiasmo de todos os interessados.
O projeto também prevê uma parceria com a Renault para, aos poucos, substituir a frota movida a combustíveis convencionais por veículos movidos a energia solar. Existe ainda um projeto para a construção de vários postos de reabastecimento, garantindo a viabilidade de utilização do automóvel.


Giovani Gongra 56, 2C Batel

segunda-feira

Brasileiro encara desafio com carro solar




Marcelo da Luz, inventor do XOF1, carro movido a luz solar, vai enfrentar o “Desafio do Gelo”, em abril de 2010. Que consiste em um trajeto de diversas cidades do Canadá até o Círculo Polar Àrtico, onde há temperatura de -30 ºC. O carro elétrico tem uma bateria de lítio o que é um desafio pois sua bateria do carro aguenta apenas -20ºC, ele desenhou um cobertor térmico para aquecer a bateria. O recorde anterior de rodagem de um carro solar era de 15.070 km. Com o XOF1, Marcelo já rodou 35.700 km. E pretende rodar com o carro no Brasil assim que houver patrocinadores.


Caroline Baumeier, 15, 2C

sexta-feira

As vantagens e desvantagens do uso de um Carro Solar




Algumas Vantagens:
   -Não emite poluentes durante o uso;
   -A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos para a construção dos painéis solares é totalmente controlável;
   -As centrais necessitam de pouca manutenção;
   -A energia solar é excelente em lugares de difícil acesso, pois a sua instalção em pequena escala não obriga enormes investimentos em linhas de transmissão.

Algumas Desvantagens:
   -Existem variações na quantidade produzida de energia solar de acordo com a situação climática (chuva, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a construção de meios de armazenamento de energia produzida durante o dia.

Bruno André Selivon Pigatto, 12, 2C Batel

Preocupação das grandes montadoras com a Natureza

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122008/05122008-39.shl


De um ano para cá, a Fiat, grande montadora de veículos Italiana, produziu um automóvel capaz de se locomover através da captação de energia solar. O nome desse veículo revolucionário é Fiat Phylla, este funciona com energia elétrica captada por painéis solares e motor de hidrogênio. É feito de materiais recicláveis e sem emissão de poluentes. Pode também ser chamado de "carro do futuro", pois além de não consumir gasolina, diesel, álcool, não produz efeitos contras o meio ambiente.




André Paulo Manfrin 07, 2C Batel

O "porque" da invenção de carros movidos a luz

Como muitos já sabem a situação ecológica do planeta Terra está ficando degradada, devido ao desmatamento, poluição,etc...Um desses poluentes provém dos automóveis, que cada vez mais estão presentes nas ruas.Os automóveis movidos por petróleo causam a poluição e consequentemente piora a situação ecológica da Terra. Porém existem automóveis que são movidos a luz solar e nao são poluentes.Esses automóveis movidos a luz solar foram desenvolvidos para não poluir o planeta, e também tem a intenção de diminuir os gastos com combustíveis. A população ainda não tem acesso a esses carros mas nos EUA, Brent Hatch resolveu criar seu próprio carro movido a luz solar, o carro não tem a mesma potência do que um carro movido a petróleo, mas Brent Hatch está em dia com o planeta e não tem gastos com combustíveis.


Nicole M. T. Ribas 2°C Batel

Carro movido a energia solar bate recorde de velocidade

Um novo campeão entre os carros movidos a energia solar surgiu na Austrália. Um estudante da Universidade de Nova Gales do Sul construiu um carro solar, batizado de Sunswift IV, que bateu o recorde de velocidade com 56,85 mph. O Sunswift foi projetado especificamente para quebrar o recorde de velocidade de 49.09 mph, atingido pelo Sunraycer GM em 1987. Para conseguir esta façanha, o estudante teve que reduzir o peso do carro retirando uma bateria e precisou achar um motorista que coubesse no cockpit.  A quebra do recorde é de extrema importância, uma vez que só pode ser concedido a carros movidos exclusivamente pela luz solar e sem nenhuma bateria. E este foi justamente um dos motivos pelo qual o recorde anterior se manteve por tantos anos.  No vídeo abaixo, dá para ver o tamanho do cockpit do Sunswift e a quantidade de luz que o carro precisa para atingir a velocidade adequada. 




Nicole Murdiga 43, 2C Batel